Segurança marca retorno dos trabalhos na PoliClínica Guairacá

03/09/2020

Os atendimentos da PoliClínica Guairacá estão retornando de forma gradual. Acadêmicos dos últimos períodos dos cursos da saúde estão recebendo treinamentos sobre os novos protocolos de biossegurança para atender os pacientes. Com normas mais rígidas, os atendimentos essenciais serão oferecidos em meio ao combate ao COVID-19.

Com o objetivo primordial de manter a saúde de alunos, professores, colaboradores e pacientes, diversos protocolos foram desenvolvidos. Seguindo as normas da Organização Mundial da Saúde e de outros órgãos, como a Vigilância Sanitária do município, os atendimentos clínicos ganharam novas diretrizes. A diminuição do número de pessoas nas Clínicas Integradas, protocolos de triagem e equipamentos de proteção individual (EPIs) são algumas das principais mudanças.

Para o coordenador clínico, Luiz Alfredo Braun Ferreira, este retorno é essencial para manter a qualidade de vida dos pacientes com doenças preexistentes. “O enfrentamento ao Covid-19 é extremamente importante nesse momento, mas nós, como servidores da saúde, precisamos entender que os nossos serviços são essenciais. Um paciente cadeirante, por exemplo, é essencial para a vida dele a fisioterapia e os exercícios que são importantes para a melhora de todo o contexto circulatório e musculoesquelético”, explica.

A professora do Colegiado de Odontologia, Ana Paula Traiano (CRO/PR 15.196), também ressalta o cuidado que tem sido tomado com os acadêmicos, principalmente com os que atuam nas Clínicas de Odontologia, já que a especialidade tem contato direto com gotículas e aerossóis. “Cada ação foi, antes de ser implementada, cuidadosamente discutida com profissionais de saúde. Fizemos vários estudos por meio do Conselho Federal de Odontologia e da Organização Mundial da Saúde. Entendemos nossa responsabilidade e, com grande cautela, construímos um plano de retomada das atividades”.

Isso tem dado segurança à comunidade acadêmica, especialmente aos alunos que retornaram em função da necessidade do cumprimento de carga prática para a conclusão do curso em tempo hábil. “Algumas regras foram estabelecidas e servirão também como forma de avaliação para futuros atendimentos neste ‘novo normal’ que vivenciaremos na instituição e em nossos consultórios daqui para frente”, aponta Ana Paula.