Evento na UniGuairacá traz conhecimento para motoristas sobre o transporte de pessoas com deficiência

A I Capacitação para Transporte da Pessoa com Deficiência de Guarapuava trouxe teoria e prática sobre o assunto.

21/09/2022

Nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21, ocorreu a I Capacitação para Transporte da Pessoa com Deficiência de Guarapuava na PoliClínica Guairacá. O evento, em parceria da UniGuairacá Centro Universitário com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDDEG) e com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu uma capacitação para os motoristas.

Conforme Jeane Ramos Silvério, secretária executiva do COMDDEG, os motoristas tiveram noções básicas de primeiros socorros e como é o transporte adequado para pessoas com deficiência. “O objetivo desse evento é passar algumas informações e ações importantes que os motoristas precisam conhecer, como noções básicas de primeiros socorros, a comunicação, a área visual, a área física, a área auditiva e a área mental”.

A capacitação trouxe uma oportunidade para os motoristas de Guarapuava adquirirem mais conhecimento sobre o assunto. Oportunidade que o motorista Divonei Ramos do Nascimento não deixou passar. Ele trabalha com transporte escolar de crianças da APAE Guarapuava e se interessou pela capacitação por ainda não possuir todo o entendimento sobre o transporte de pessoas com deficiência. “No meu trabalho tenho que ajudar o aluno a subir e descer do ônibus, e até o momento não tinha o curso. Então tentei absorver conhecimento para ficar mais ciente sobre como é a forma correta de se fazer. Além de poder passar para os outros que não puderam vir”.

A enfermeira da PoliClínica Guairacá, Samanta Peccin, explicou que o evento contou com uma parte teórica e prática para motoristas do transporte público e privado. “Fizemos palestras sobre ergonomia, primeiros socorros, libras, falamos sobre as práticas da legislação. E também, tivemos as práticas. Colocamos eles em cadeira de rodas, deixamos eles vendados, fizemos transporte de paciente em macas, tudo isso para que eles conseguissem desenvolver justamente esse espaço com os pacientes, para que no dia a dia consigam atender de uma forma melhor”.